Video Games X Nossos Filhos

video-games-alexia-nascimento

Gente, hoje a conversa é séria! Venho falar de mãe para mãe e o assunto é Vídeo Games X nossos filhos. A pergunta que faço a vocês: Video games faz bem aos nossos filhos?

Quem tem filho na idade escolar, com certeza já deu um vídeo game a ele, ou celular, ou algum outro eletrônico, que estou esquecendo de citar aqui. Eu entendo que nós mães e pais precisamos de um pouco de paz, e esses eletrônicos muitas vezes nos trazem um pouco de sossego. Mas as consequências de deixar nossos filhos horas e horas na frente de um game são sérias. Vamos a elas:

  1. Estima-se que até na idade de 21 anos os jovens terão perdido muitas semanas de vida colados no game;
  2. Uma recente pesquisa da Universidade de Montrel, Canadá, descobriu-se que “Sustained Games” (que são aqueles jogos que você tem que continuar on-line o máximo de tempo que conseguir), estão levando os jovens a negligenciar partes de seu cérebro, e isso traz resultados devastadores, como doenças mentais, depressão;
  3. E mais, cientistas depois de anos analisando esses pequenos seres que se tornaram adultos, constataram que, as crianças/jovens estão usando mais a parte do cérebro chamado “reward system“, sistema de recompensa, em vez de usar o Hipocampo que controla memória, aprendizado e emoção.
  4. O autor da pesquisa, Dr.Gregory West, ainda explica que pessoas que jogam por muito tempo video games de ação, já pode ter reduzido a integridade do hipocampo, que esta associado a riscos de doenças de Alzheimer.
  5. Sem falar na obesidade...

video-games-alexia-nascimentoEu poderia continuar escrevendo mais mil pesquisas que apontam todas as conseqüências desses jogos que podem prejudicam nossos filhos, mas acho eu esses pontos que citei acima já dá para ter uma idéia do tamanho do problema.

Meu caso pessoal: Meu filho de então 10 anos, há mais ou menos 2 anos e meio jogando videos games, como, Minecraft (parece inocente, mas vicia igual, esse pode ser o começo),e depois, Call of Duty, (esse é um jogo de guerra, com armas, sangue, e é aquele que a criança tem que ficar horas para atingir um bom nível no jogo).

E, ele ficava em média 7 a 8 horas por dia e às vezes a noite sem eu perceber ele ainda jogava on-line com outras pessoas, as vezes crianças, as vezes adultos que ele nunca viu!!(mais um perigo aqui, que poderia dar um outro post).

E, eu claro, estava começando a ficar preocupada, mas aqui como em qualquer outro país, nós temos sempre muito o que fazer, trabalhar, que quando esses pequenos nos dão um tempo livre, parece que conseguimos respirar melhor. #soquenao!

Em um certo momento, comecei a receber e-mails e na seqüência telefonemas das professoras e até o diretor da escola, que estavam preocupados com meu filho devido ao mau desempenho dele nas aulas e ele ainda não fazia homework.

Quando fui conversar com ele, tudo desabou na minha frente: Ele estava completamente rebelde e eu não tinha percebido esse comportamento antes.

Eu comecei a pedir resultados a ele dos estudos e ele continuava no mundo dele, de games, com promessas de que iria fazer as tarefas e não fazia. Não se importava com nada, apenas em chegar em casa depois da aula e ligar o video game.

Um dia, desci do meu salto, soltei a “sandra Rosa Madalena” que tem dentro de mim e tirei o video game dele!!

video-games-alexia-nascimentoEssa criança, durante a primeira semana enlouqueceu!! A primeira reação foi ódio de mim, a segunda foi a chantagem comigo, a terceira ele percebeu que nao iria ter de volta o game tão cedo, ai ficou bem malcriado!

Mas já na segunda semana em diante, depois de eu ouvir muitos desaforos dele, gritos, choros, rebeldia, eu continuei firme, e comecei a sentar todos os dias com ele e força-lo a estudar, sempre rezando e pedindo a Deus para eu não desistir, porque a minha prova com ele estava dura! Às vezes tive vontade de dar uns tapas nele, mas sou contra isso, acho que o amor e atenção pode salvar vidas.

Hoje com mais de 40 dias sem video game, posso dizer que as notas escolares aumentaram de F- para B!! E, além disso ele está mais sociável, mais amoroso, e começando a ler livros que antes odiava!

Eu não quero ser totalmente contra esses games, mas acho que isso pode estar se tornando um vício e todo vício tem suas conseqüências!

Esta chegando o Natal e tenho certeza que na lista de presentes de muitas crianças estão os famosos, Xbox One, PlayStation, etc. Mas, eu faço aqui uma Campanha do Livro: Vamos incentivar nossos filhos a ler mais, não quero ser a louca radical que não pode ver video game na frente.

Apenas quero conscientizar os pais do que esses jogos podem vir a trazer sérias consequências sem a gente perceber. Aproveito e deixo aqui algumas sugestões de livros e jogos educativos, onde a família pode participar.

  • O livro: City of Amber, que tem um filme também, super bacana. Em português chama-se: Cidade das Sombras;
  • city-of-Ember-cover-Celebrity-Fashion-blog
  • Outro livro bem envolvente : The Devils Arimethic, tentei buscar em português, mas não achei, quem achar, por favor, avisa para mim.

The-devil-Arithmetic-celebrity-fashion-blog

  • Um dos antigos, mas ótimos, são os da Coleção de Jules Verne, como A Jornada no Centro da Terra, que é um dos mais lidos.
  • Jules-Verne_celebrity-Fashion-blog

E, esses jogos educativos também são o máximo: Disgusting Science, é bem curioso e divertido, toda garotada adora, porque tem assuntos bem nojentos, coisas que crianças adoram saber. No amazon, esta custando mais ou menos: $15.00

Disgusting-science-celebrity-fashion-blog

Esse abaixo parece chato, mas é desafiador,”Multiplication” tem que memorizar e ser rápido. Vale a pena ter um para brincar e ajudá-los na “famosa matemática“.

Multiplication-cards-celebrity-fashion-blog

Compartilhem comigo suas experiências com seus filhos X video Games, acho interessante ajudar e aconselhar-nos uns aos outros, com esse tema super delicado.

Deixo aqui mil beijos e espero ter ajudado!

About

Leave a Reply